CONFIRA O MEU BLOG,POIS DIRETAMENTE TENHO POSTADO MENSAGENS PARA SUA EDIFICAÇÃO!





ISAIAS 61

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;



A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;



A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.



E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.



E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.



Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.



Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.



Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.



E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.



Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.



Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.



terça-feira, 4 de maio de 2010

SERVIR OU NÃO DE EXEMPLO A SEU MINISTÉRIO

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias”. Prov. 31:10.

“Da mesma sorte, quanto às mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.” I Tim. 3:11.

“Quem é aquela senhora que está ocupando a casa pastoral? De onde veio? Qual é a sua educação e preparo? É ela assim tão especial e diferente? Deve ser imitada? Invejada? O que o povo espera da esposa do pastor? Quem é a esposa do pastor?”

Não é sem curiosidade que uma nova família pastoral é recebida na igreja. Muitas das perguntas acima acorrem na mente dos irmãos.

Para você, a esposa do pastor, as expectativas também não são tão diferentes. Existe uma grande ansiedade ao sermos transferidos de um distrito para outro. Será que serei bem aceita? Será que vou gostar do novo lugar onde irei morar? Quais serão as expectativas a respeito de nossa chegada?

A tendência da congregação é fazer comparações entre você e a esposa do pastor anterior. No entanto, você não deve se afetar a esse respeito. Aliás, não deve nem mesmo dar ouvidos ou encompridar conversa a esse respeito, muito menos se preocupar em superar a anterior ou mostrar que é diferente. Você é você, uma outra pessoa, com personalidade e características próprias.

De acordo com a escritora Mariyn Oden “a esposa do pastor não é uma ‘super-mulher’, mas um ser humano como outro qualquer. Uma pessoa que não pode ser repetida, substituída, imitada – uma pessoa inigualável! Ela mesma.”

Assim sendo, você deve procurar, sobretudo, ser autêntica sem, contudo, deixar de ter características que são essenciais em qualquer cristã, seja ela esposa de pastor ou não, como: ser sincera, amiga, ter uma personalidade atraente, senso de humor, uma disposição alegre e salutar, tato, humildade, discrição, boa aparência, ser educada, saber conversar com as pessoas, desde a mais simples até a mais ilustrada; deve ser também sábia e espiritual.

Mas, a esposa de pastor deveria também ter boa saúde, este um fator importante com o que o jovem teologando, ao procurar escolher sua esposa, deveria se preocupar. A própria irmã White dá este conselho.

Ter Boa Aparência: aí você poderia dizer, como? Eu sou o que sou e minha aparência é essa. Mas, o que isso quer dizer é que você precisa ter um cuidado especial com ela, pois, você é a representante da igreja, seja entre simples ou importantes. Você deve ser limpa, caprichosa com cada detalhe de sua aparência: sua roupa deve ser bem cuidada, nunca deve estar faltando um botão, ou estar com a barra da saia despencando, ou com manchas de alimento respigado na roupa, ela deve ser bem lavada e bem passada, etc. O cabelo deve estar limpo e bem escovado, livre de caspas caindo sobre os ombros; a pele deve estar bem cuidada e hidratada; as unhas bem feitas, aparadas e limpas; enfim o efeito da escova deve ser notado da cabeça aos pés: escova no cabelo, escova nos dentes, nas unhas, na roupa e nos sapatos. A roupa deve ser bem combinada e de bom gosto: cores bem combinadas e apropriadas para seu tom de pele, e textura apropriada para o clima.

Numa próxima oportunidade gostaria de me demorar um pouco mais sobre o quesito apresentação.

Discrição: na igreja ninguém deve ser mais discreta que a esposa do pastor. Agir com discrição é saber falar quando se deve falar e calar quando se deve calar. É ter senso de oportunidade, pois, mesmo coisas que às vezes devem ser ditas, devem ter hora e lugar. E, nem tudo que é verdade deve ser dito só porque é verdade.

Ser Sincera e Amiga: devido a sua posição, muitas pessoas irão procurá-la para desabafar algum problema, contar alguma coisa pela qual está passando, e você, deve ser confidente e amiga, nunca passar adiante aquilo que lhe foi dito em confiança, essa característica é uma pérola preciosa na vida de esposa de pastor.

Voltando então à pergunta inicial: Você deve ou não servir de exemplo para sua congregação? Essa é uma questão que não depende de nossa vontade, porque quer queiramos ou não, sempre seremos olhadas como alguém que deve servir de exemplo, pois, afinal, como diz o apóstolo Paulo em I Cor. 4:9 “... porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens”, portanto, convém que sejamos dignas de ser imitadas em todos os aspectos de nossa vida.


Que Deus a abençoe e lhe dê sabedoria para cumprir o seu papel.

Com carinho