CONFIRA O MEU BLOG,POIS DIRETAMENTE TENHO POSTADO MENSAGENS PARA SUA EDIFICAÇÃO!





ISAIAS 61

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;



A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;



A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.



E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.



E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.



Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.



Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.



Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.



E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.



Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.



Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.



domingo, 3 de outubro de 2010

Um discurso infeliz de Pedro...

Pedro e João estavam entrando no templo para orar quando um coxo os interpelou pedindo uma esmola. Pedro respondeu explicando que ouro e prata não tinham, mas aquilo que tinham, lhe davam. “Em nome de Jesus Cristo, anda”, disse. E o coxo saiu andando.


Como o coxo era famoso por aquelas bandas, tal sinal provocou comoção entre os presentes, fazendo com que todos procurassem os apóstolos. Tal corrida aos homens motivou Pedro a discursar. É sobre o conteúdo do discurso que quero me deter.


Suas primeiras palavras foram as que seguem:


Atos 3:12-13 Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, quando este havia resolvido soltá-lo.

Pedro iniciou explicando que a cura não foi feita por homens, mas sim por Deus. Ótimo!


Em seguida, Pedro pretende incluir Jesus em seu discurso. Ótimo também.


O problema é que, ao invés de mostrar a riqueza da graça de Deus de forma amarosa - personalizada em Jesus - passa a disparar acusações contra os Judeus, numa clara demonstração de amargura e ressentimento. Tudo isso após Jesus já ter sido ressuscitado e glorificado, e aparecido aos discípulos por um período de quarenta dias.


Os presentes estavam atônitos com a cura, que os fez correr aos apóstolos para saberem mais do ocorrido. A situação aqui é curiosa, pois os Judeus estavam maravilhados com um sinal feito em nome daquele que há pouco tempo atrás havia sido entregue à morte por eles mesmos, acusado de ser o Rei dos Judeus. Que grande ironia do destino.


Qual a tentação de Pedro?


Era se aproveitar da situação para dizer:


•Ah, agora vocês estão maravilhados.

•Ah, agora querem o beneficio dele.

•Ah, agora vocês querem aquele que vocês mesmo mataram.


E foi exatamente isto que Pedro fez.


Pedro se aproveitou do clima psicologicamente favorável a si para puxar da memória os ocorridos do passado. O ex-coxo sumiu de cena. Ninguém mais alegrou-se com ele. Não importava mais. O que importava era mostrar aos Judeus o grande mal que eles haviam feito.


Pedro agiu como alguns crentes fanáticos, que ao presenciarem uma cura, despejam toda a sua ira reprimida aos incrédulos, em berros e choros , tamanha é a sua insegurança de que o Deus que crêem não pudesse curar.


Atos 3:14 Mas vós negastes o Santo e Justo, e pedistes que se vos desse um homicida; e matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.

Até Barrabás foi lembrado!


A pergunta que eu me faço é: qual a necessidade destas palavras no discurso de Pedro? Eu sei que lá no final da história, muitas pessoas ficaram constrangidas e creram em Jesus, mas o fim não justifica os meios.


A oportunidade fez a amargura brotar em Pedro. No maior descaramento, ele os acusa de ter negado o Santo e o Justo. Ora, quem era Pedro para fazer tal acusação, se ele mesmo havia negado Jesus três vezes.


Para mim serve como exemplo.


De frente a alguem que está arrependido ou maravilhado por algo que Deus tenha feito, não me sinto no direito de imputar culpa, nem jogar na cara deles o que fizeram no seu passado. Jesus não fez assim, ele apenas disse: vá e não peques mais.


Bastava citar o nome de Jesus e todos ali já estariam em plenas condições de colocar a mão na consciência e rever seus conceitos.


No fim das contas, pergunto: aqueles que creram em Jesus, o fizeram porque viram o coxo andando ou porque Pedro os fez saber que haviam negado e entregue Jesus à morte?