CONFIRA O MEU BLOG,POIS DIRETAMENTE TENHO POSTADO MENSAGENS PARA SUA EDIFICAÇÃO!





ISAIAS 61

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;



A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;



A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.



E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.



E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.



Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.



Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.



Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.



E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.



Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.



Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.



domingo, 3 de outubro de 2010

Nós que somos fortes...

Esses dias, lendo a passagem de Romanos 15, me deparei com essa frase: “Nós que somos fortes”. Logo pensei: nós quem? Devo tomar isso para mim? Obviamente, para quem esta lendo, acredito que automaticamente a toma para si, como estivesse recebendo a carta de Paulo. Mas forte no que? De onde vem essa força? E por que devo me incluir nesta introdução de Paulo? Li o restante do capítulo 15 procurando por estas respostas, mas não me ficou claro. Respostas estas que achei na leitura do capítulo anterior. Ali Paulo fala sobre mente, consciência e fé.


Os fortes são aqueles que, basicamente, não veem pecado em tudo, mas sua mente está firmada em Cristo, tendo fé de que possuem toda liberdade e foram por ele livres do pecado e da escravidão. Os fracos são aqueles que tem em sua mente “bloqueios” quanto a determinadas coisas e atitudes. (Estou generalizando, mas Paulo refere-se a comida). Os fortes acreditam que podem comer de tudo, os fracos, no entanto, comem legumes. O que acaba acontecendo é que os fortes tendem a desprezar os fracos, pela sua fraqueza em acreditar que tantas coisas são pecados. E estes julgam aqueles por os verem praticando coisas que para si é pecado.


Paulo aconselha que os fortes devem cuidar do fracos, isto se deve ao fato de que os fortes possuem liberdade tanto para comer, quanto para não fazê-lo. Se determinado alimento escandaliza o fraco, o que tem liberdade de escolha, não coma, para que assim não escandalize o fraco e o faça pecar.


“Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.” Romanos 14:15

Paulo relaciona o comer e não comer (e eu entendo isso muito mais genericamente, não apenas relacionado aos alimentos) conforme a consciência de cada um, conforme a fé de cada um. Isso acho tremendo. Uns tem fé para fazer determinadas coisas, outros não. Mas o que não tem fé, pecará se em seu coração decidir fazer algo somente porque outro fez, duvidando. Paulo alerta: Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. Romanos 14:23


Acho tremendo, porque Paulo não diz que os considerados fracos devam mudar, ser fortes, deixar de pensar que determinadas coisas são pecado. Mas diz para os fortes suportar esses em amor, porque o mais importante é cada um agir conforme a sua consciência de fé em Jesus e não conforme a consciência alheia (uns tem fé para fazer algo, outros não. O que faz sem fé, já pecou).


Outra coisa interessante é que nem todos que são considerados fortes são fortes em tudo, o mesmo para os fracos. Paulo, no capitulo 14 se refere ao alimento, uns são fracos e fortes quanto ao que comer e não comer. Mas na vida em geral, há determinadas coisas para as quais somos fortes e outras fracos. Consequentemente, acabamos de ter que suportar uns aos outros, onde um é fraco e nós somos fortes e vice-versa. Sem desprezos e julgamentos.