CONFIRA O MEU BLOG,POIS DIRETAMENTE TENHO POSTADO MENSAGENS PARA SUA EDIFICAÇÃO!





ISAIAS 61

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;



A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;



A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.



E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.



E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.



Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.



Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.



Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.



E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.



Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.



Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.



domingo, 3 de outubro de 2010

A culpa pode levar a Pobreza...

É notória a associação dos evangélicos ao dinheiro. É o assunto de grande parte das pregações. Prosperidade seduz a plateia. Junta-se a fome com a vontade de comer. Além disso, a cada semana surge um escândalo novo envolvendo evangélicos. E quase sempre por dinheiro.


Sem generalizar, mas é cada vez maior o número de aproveitadores que abrem suas igrejas e em seguida trabalham para extorquir dinheiro dos que ali passam a frequentar. Sei que muitos não querem que se toque neste assunto, mas não há outra saída a não ser pregar a verdade e procurar trazer um pouco de luz. Quem sabe assim, alguns abram os olhos.


Sempre me perguntei como podia uma pessoa dar tudo o que tem para uma igreja, ficando praticamente sem nada para si. Passei cinco anos numa igreja que não tem como mensagem principal a teologia da prosperidade, mas foi o suficiente para entender como funciona a psicologia de Mamom no meio cristão.


Se a igreja fosse uma piscina, a água seria a culpa. Entrar numa igreja evangélica hoje é como mergulhar numa grande piscina de culpa. O objetivo é fazer a pessoa ver que ela não merece tudo o que tem. Não importa o quanto esforço ela fez para conquistar seus bens. Se ela trabalhou, juntou o dinheiro, economizou, fez sacrifícios: tudo foi presente de Deus, mas não para ela. Foi tudo para a obra.


Mas o que é a obra? Dentro das igrejas a obra é como é chamado o movimento de crescimento da igreja. É sonho de toda igreja conquistar o mundo. Não são poucas as denominações que dizem ter uma mensagem exclusiva da parte de Deus e esta grande novidade, óbvio, não pode ficar guardada somente entre alguns poucos membros. Ela deve ser pregada a todo mundo. E para que tal advento tenha sucesso, é necessário o sacrifício, leia-se financeiro, dos que ali se encontram.


Num ambiente de culpa saindo pelo padrão, ouvir que você pode ser responsável pelo fato da humanidade não conhecer aquela suposta maravilha é realmente insuportável. E assim, dá-se tudo o que tem: casas, carros, salários, decimo-terceiro, etc… Depois disso, o tempo passa, a dita igreja não conquistou o mundo, mas todas as economias de uma vida se foram como água pelo ralo.


A culpa nunca é boa motivação para nada. Óbvio que quem dá tudo o que tem sempre vai dizer que foi Deus que mandou faze-lo. Afinal, interiormente é necessário um motivo plenamente justificável para tal loucura. Nunca alguém assumirá que deu por se sentir culpado. Sempre se invoca uma motivação espiritual superior. Desta forma a consciência vai sendo amortecida pela embriaguez do auto-engano.


Tais pessoas assumem a igreja como se ela fosse seu pai. De alguma forma elas passam a confiar cegamente na instituição, como se dali pudesse vir uma espécie de redenção protetora confiável. O problema é que a igreja como templo-lugar não é nada, e por trás daquele circo estão pessoas interessadas somente em ver seus projetos de engrandecimento serem realizados.


2 Corintios 8:13-14 Pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós, mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade;

Desde que Roma institucionalizou a igreja que é assim. A cristandade nunca conseguiu romper com a relação culpa-dinheiro que segue bem vivo até hoje. Não sabem nem ler o evangelho, pois se soubessem, veriam que os primeiros cristãos faziam tudo com a maior simplicidade, onde àquele que tinha bastante, não sobejava e àquele que tinha pouco, não faltava. Como a mensagem evangélica geralmente atinge os que tem pouco, o que acaba acontecendo é o contrário: os que tem muito, enriquecem e os que tem pouco, acabam sem nada.

Cabe lembrar que Jesus nunca teve culpa alguma em relação ao dinheiro. Quando Judas questionou o perfume derramado sobre o mestre, dizendo que era um grande desperdício, pois poderia se vender por grande cifra e dar aos pobres, Jesus apenas disse: os pobres sempre os tende convosco, esta mulher fez a coisa certa. E botou fim na questão.


Os princípios elementares já foram todos distorcidos. Os grandes homens de Deus estão aí proliferando suas teorias montadas como um quebra-cabeças bíblico, procurando tirar das ovelhas culpadas até o ultimo centavo que elas possuem. Separar o joio do trigo no meio cristão não é fácil.